Humidade - a sua importância
Papel e água - é uma relação com muita afinidade!
Pontos críticos
- Armazém de bobinas de matéria-prima
- Pré-aquecimento do papel usado do canelado
- Colagem
- Armazém de produto acabado
Definições
Humidade Relativa (RH %) - é a relação entre a quantidade de água existente no ar (humidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação).
Efeitos da humidade no papel
O comportamento do papel vai ser influenciado principalmente pela humidade do meio que o rodeia.
O papel num ambiente muito húmido vai absorver água e vai adquirir o aspecto da esquecer, ficando amolecido, com gradual perda de resistência mecânica. Do lado direito vemos o que acontece quando colocamos o papel num ambiente seco. O papel perde água, ficando com o aspecto de canoa. Fica rígido e quebradiço.
Mas o que explica bem o comportamento do papel com a presença ou ausência de água é o que encontrei no seguinte site - Ir para o site (informação adicional) . Passo a traduzir a informação.
Analisemos o gráfico seguinte.
O papel interage rapidamente e reversivelmente com o vapor de água na atmosfera. A quantidade de água absorvida geralmente é relacionada com a humidade relativa do espaço envolvente. As curvas de sorção da celulose são mostradas no gráfico acima.
A água absorvida incha as fibras e aumenta a sua flexibilidade. Por esta razão mecânica, classificamos um certa quantidade de água absorvida como uma coisa boa. Contudo ao ultrapassar esta certa quantidade de água estamos a destruir a estrutura química do papel pois a água está a reagir irreversivelmente com este.
Temos que aceitar que água é ao mesmo tempo necessária e destrutiva. Discutir quanta água fornece o melhor compromisso entre flexibilidade e durabilidade tem sido um desporto popular por quem estuda estes assuntos.
O gráfico acima é simplificado porque a curva depende se o conteúdo de água está a aumentar ou a diminuir. A diferença é substancial se se começa com totalmente seco ou um papel saturado, mas num microclima moderado sem variações significativas de Humidade Relativa, o comportamento é aproximado a uma única linha reversível e de algum modo mais recta que as as linhas representadas.
Este fenómeno é conhecido por HISTERESE. A diferença entre a curva de humidificação e de secagem não é porque o processo não atingiu o equilíbrio, é uma diferença fixa. A consequência é que o papel pode ter uma gama de conteúdo de conteúdo de água em equilíbrio com uma dada humidade relativa.
A alteração dimensional do papel com o conteúdo de água não é definível com tanta precisão que o conteúdo de água, porque o rearranjo das fibras afecta a reacção à absorção de água. A linha tracejada no gráfico mostra a típica mudança em tamanho expressada como stress/tensão, que é a mudança de tamanho como uma percentagem do seu tamanho original.
Mas afinal em que condições devemos ter o papel
Temperatura de 25º C uma humidade relativa entre 50- 60%
Mas isto é a minha observação ao longo da minha experiência profissional. Existem diferente gamas com limites mais largos, ou mais baixos. Se quiserem aprofundar vejam os sites abaixo.
Página da Internet onde aborda a temática da humidade
Se o ambiente estiver muito seco a humidade terá que ser compensada na corrugadora, ou aumentando o vapor no lado do fluting ou aumentado a quantidade de cola.
Se estiver muito húmido é preciso avaliar no final qual a humidade relativa nas bobinas. Se para papeis de baixa gramagem( <150 g/m2) estiver entre 50-60 %, não se faz nada.
Se estiver mais alta e ao tacto parecer que o cartão está húmido é preciso diminuir a cola não comprometendo a colagem. Aumentar o tempo de pré-aquecimento ou o calor fornecido.
Para papeis de maior gramagem a pratica mostra que uma humidade entre 60 a 80 é o ideal.
O ideal é garantir depois um espaço de armazenamento acondicionado para as condições já referidas a 25º C.
Antes de começar a trabalhar com o papel ou o cartão ou a cartolina, estes devem estar pelo menos 24 horas expostos ao ambiente de produção.
Como meço a humidade relativa e a humidade do papel?
Higrometros!
Existem vários modelos. Para bobinas de papel, cartão e paletes de cartolina,papel, cartão o mais indicado é o higrómetro de penetração.
Também possuem esta alternativa mas sinceramente nunca o usei.
Para controlar o pavilhão existem diversas formas desde o simples termo-higrómetro à venda em qualquer loja ou se quiserem uma coisa mais séria e fiável colocam sensores que recolhem a humidade ao longo do tempo e depois transferem os dados para o computador.
Comentários
Enviar um comentário